Aspectos e Retornos do Trem da Vida ao longo de seus Ciclos




SEU LIVRO DE VIDA
Quase tudo o que você quer saber sobre Astrologia
Em 22 Capítulos/Volumes
Todos os direitos reservados - Janine Milward
http://seulivrodevida.blogspot.com
CAPÍTULOS 09, 10 E 11
Interações entre
Terra/Homem e Lua e Sol

Este Texto é extraído do Capítulo 11. 
Você pode copiar ou encaminhar, desde que sempre na íntegra
bem como apresentando sua autoria e seus créditos. 
Obrigada, Janine


Considerações sobre Aspectos e Retornos
do Trem da Vida ao longo de seus Ciclos
http://noduloslunares.blogspot.com 
Todos os direitos reservados

Conjunções (os Retornos), Semi-Sextil, Semi-Quadratura, Sextil, Quadrado, Trígono, Sesqui-Quadratura, Quincúncio, Oposição

Janine Milward

Vejamos agora sobre o cumprimento de um Ciclo Completo do Trem da Vida realizando os mais importantes Aspectos.  É importante que o Amigo das Estrelas perceba que os Quatro Atos da Vida poderá vir a acolher cerca de quatro a cinco Ciclos completos!  Sendo assim, é bom que observemos que cada Ciclo do Trem da Vida deverá vir a ser vivenciado em momentos diferentes de vida, em termos de Atos, em termos de amadurecimento físico, psíquico e anímico e espiritual, entremeando vários outros Ciclos dos Planetas mais Lentos, sem dúvida alguma! 

Falemos um tantinho, portanto, apenas sobre o Primeiro Ciclo - e os demais Ciclos ficarão a cargo do Amigo das Estrelas exercitar seus conhecimentos, sim?

Em meu exemplo pessoal:

Nasci no inverno de 1950, com o Nodo Norte em comecinho do signo de Áries, já intencionando adentrar o signo de Peixes - momentos relativos ao Ourobouros, que bom!

Semi-Sextil e Quincúncio (ainda antes dos 2 anos de atuação do Ciclo):  essa é uma fusão de um Aspecto simpático e neutro (o Semi-Sextil) com um Aspecto menos simpático e que atua praticamente sem sabermos de onde saiu mas gosta de fazer um certo imenso estrago... (o Quincúncio).  Portanto, dentro desses Aspectos existem desafios a serem enfrentados bem ao começo do Ciclo, contando com alguma ajuda para resolver os obstáculos que possam ser apresentados.

Em começo do ano de 1952 (ainda antes de completar dois anos, com cerca de uma ano e meio de idade), o nódulo Norte alcançou o signo  de Peixes - dentro do mesmo grau original meu -, fazendo um Semi-Sextil em relação ao Nodo Norte e um Quincúncio em relação ao Nodo Sul.  O Nódulo Sul alcançou o signo de Virgem - dentro do mesmo grau original meu -, fazendo um Semi-Sextil em relação ao Nodo Sul e um Quincúncio em relação ao Nodo Norte.

Semi-Quadratura e Sesqui-Quadratura (aos 2 anos e alguns poucos meses de atuação do Ciclo):  ambos esses Aspectos se apresentam de forma não tão harmoniosa e não tão simpática.

Em novembro de 1952 (já com dois anos completos), o Nódulo Norte alcançou seu Aspecto de Semi-Quadratura aquariana em relação ao Nódulo Norte Natal; e alcançou seu Aspecto de Sesqui-Quadratura  em relação ao Nódulo Sul natal.  O Nódulo Sul fez seu Aspecto de Semi-Quadratura com o Nodo Sul natal e de Sesqui-Quadratura  com o Nodo Norte natal.

Em termos de meu mapa astral natal, o grau da Sesqui-Quadratura cai exatamente por sobre meu Plutão natal, que mora em minha Casa Cinco! Em termos de minha vida pessoal, existem histórias familiares que contam acerca uma nova gravidez de minha mãe, fato que a levou ao hospital e que ficou quase à morte por alguns dias... Ela se recuperou mas o bebê se foi e eu permaneci como a caçula da família. 

Sextil e Trígono (aos 3 anos e uns poucos meses de atuação do Ciclo): ambos esses Aspectos se apresentam de forma harmoniosa e bem simpática.  No entanto, exatamente por se apresentarem tão harmoniosamente e simpaticamente correm o risco de passarem desapercebidos.

Em setembro de 1953, o Nodo Norte alcançou seu Aspecto de Sextil aquariano em relação ao Nodo Norte natal e alcançou seu Aspecto de Trígono com o Nodo Sul natal.  O Nodo Sul fez seu Sextil em relação ao Nodo Sul natal e seu Aspecto de Trígono em relação ao Nodo Norte natal.

Quadrado e Quadrado (cerca de cinco anos de atuação do Ciclo):  quando acontecem os Quadrados tanto para o Nodo Norte quanto para o Nodo Sul em seus entre-cruzamentos, é certo que a Grande Cruz de Encarnação relativa ao Trem da Vida fica intensamente ativada!  Esses Aspectos não se apresentam de forma harmoniosa pois são inteiramente desafiadores: verdadeiras rodas quadradas que precisam ser vivenciadas de forma a se tornarem rodas redondas, são sempre grandes provas de vida para que alcancemos um bom patamar de amadurecimento em relação à nossa Grande Cruz do Trem da Vida!

Em março de 1995 (aos meus quase cinco anos de idade), o Nodo Norte alcançou o ponto de Quadratura que perfaz sua Grande Cruz do Trem da Vida - em comecinho do signo de Capricórnio -, enquanto  o Nodo Sul alcançava essa Quadratura em comecinho do signo de Câncer.

Em termos de meu mapa astral natal, essas Quadraturas realmente mexem intensamente com os arquétipos que se encontram em começo do signo de Câncer - Mercúrio, Vulcano, Urano e Sol!  Em termos de minha vida pessoal, penso que foram grandes desafios que começaram a serem apontados em minha vida: todos meus irmãos iam ao colégio enquanto eu ainda não tinha idade para tanto... mas queria porque queria aprender a ler e já fazia isso por mim mesma, dentro dos títulos dos livros que eram sempre tão disputados para serem lidos dentro do meu ambiente familiar, que bom!  Minha mãe percebeu minha intenção e ela mesma passou a reservar alguns momentos de seu dia super atarefado para me ensinar a ler: bendita mãe virginiana e trabalhadora e servidora do mundo!

Trígono e Sextil (cerca de 6 anos de atuação do Ciclo): ambos esses Aspectos se apresentam de forma harmoniosa e bem simpática.  No entanto, exatamente por se apresentarem tão harmoniosamente e simpaticamente correm o risco de passarem desapercebidos.  No entanto, por entrarem em cena logo após os Quadrados desafiadores da Grande Cruz do Trem da Vida, acabam podendo nos trazer uma sensação de paz e de maior harmonia em nossa vida.

Em setembro de 1956 (aos meus seis anos e alguns meses de idade), o Nodo Norte em trânsito em começo de Sagitário fez um Aspecto de Trígono com o Nodo Norte natal, enquanto fazia um Sextil com o Nodo Sul natal.  O Nodo Sul fez um Sextil com o Nodo Norte natal e um Trígono com o Nodo Sul natal.

Em termos do meu mapa astral natal, o comecinho de Sagitário/Gêmeos caem em minhas Casas Oito e Dois já apontando para minhas Casas Nove e Três.  Em termos de minha vida pessoal, o ano de 1956 deveria ter me introduzido no colégio mas, que felicidade, eu ainda pude ficar em casa, aprendendo a ler com minha mãe.

Sesqui-Quadratura e Semi-Quadratura (cerca de sete anos de atuação do Ciclo):  ambos esses Aspectos se apresentam de forma não tão harmoniosa e não tão simpática.

Em julho de 1957 (aos meus sete anos de idade), o Nodo Norte em trânsito fez Sesqui-Quadratura com  o Nodo Norte natal e fez Semi-quadratura com o Nodo Sul natal.  O Nodo Sul em trânsito fez Sesqui-Quadratura com o Nodo Sul natal e fez Semi-Quadratural com o Nodo Norte natal.

Em termos de minha vida pessoal, essa Sesqui-Quadratura e esse Semi-Sextil (recaindo em miolo de Escorpião e miolo de Touro, ambos dando início às Casas Oito e Dois, respectivamente, e fazendo Quadrado com meu Plutão natal), me levaram a ter que entrar no colégio - dentro do meu Primeiro Ato de Vida.  Eu não exatamente curti ir para o colégio: uma coisa era estudar e outra coisa era ir ao colégio; eu sempre adorei estudar mas não necessariamente adorei ter que ir ao colégio.  Mas sempre fui excelente aluna, praticamente ganhei bolsas de estudo ao longo de todo meu primeiro tempo de colégio, primário e ginásio!

Quincúncio e Semi-Sextil (cerca de 8 anos de atuação do Ciclo):  essa é uma fusão de um Aspecto simpático e neutro (o Semi-Sextil) com um Aspecto menos simpático e que atua praticamente sem sabermos de onde saiu mas gosta de fazer um certo imenso estrago... (o Quincúncio).  Portanto, dentro desses Aspectos existem desafios a serem enfrentados já tendo passado o primeiro quarto do Ciclo porém ainda não tendo sido enfrentado sua metade de Ciclo, contando com alguma ajuda para resolver os obstáculos que possam ser apresentados. 

Em março de 1958 (quase aos meus oito anos de idade), o Nodo Norte em comecinho do Escorpião fazia seu Quincúncio com o Nodo Norte natal e fazia seu Semi-Sextil com o Nodo Sul.  O Nodo Sul fazia seu Quincúncio com o Nodo Sul natal e fazia seu Semi-Sextil com o Nodo Norte natal.

Em termos de meu mapa astral natal, o comecinho do Escorpião cai em minha Casa Sete e o comecinho do Touro cai em minha Casa Um.  Em termos de minha vida pessoal, dentro do meu Primeiro Ato de Vida, eu começava a firmar meu Eu Sou em relação ao Nós Somos e a vida no colégio deve ter sido desafiadora para essas minhas realizações.

Oposição e Conjunção (cerca de 9 anos de atuação do Ciclo): ambos esses Aspectos formam uma verdadeira gangorra de energias arquetípicas opostas e complementares, não é verdade?  No entanto, essa gangorra precisa ser transformada em dois pratos de balança que  pesem equanimamente, alcançando o caminho do meio.  Esse é o momento da metade do caminho, é o meio do Ciclo.

Em termos do Trem da Vida, a Oposição acontece quando o Nodo Norte em trânsito toca o Nodo Sul natal; e quando o Nodo Sul em trânsito toca o Nodo Norte natal.  Existe, portanto, um entrecruzamento de energias: aquilo que deveria ser o ponto do engolimento do futuro orientado em relação ao presente, acaba tendo que atuar o expelimento dessas circunstâncias em relação ao presente orientado para o passado... e da mesma forma inversa!  Sendo assim, é momento de o Trem da Vida amadurecer e ficar mais consciente a respeito das bagagens que traz em seus Vagões e a respeito de tudo aquilo que deverá ser triado e remodelado para poder fazer parte da Locomotiva.  É um grande momento de crescimento em nossa vida, dentro do Ciclo em que se apresenta, dentro do Ato de Vida em que se apresenta.

Em novembro de 1959 (aos meus nove anos e alguns meses), o Nodo Norte em trânsito e em comecinho de Libra  fazia sua Conjunção com o Nodo Sul e ambos confirmavam sua Oposição com o Nodo Norte natal.  Ao mesmo tempo, o Nodo Sul em trânsito fazia sua Conjunção com o Nodo Norte natal, e ambos confirmavam sua Oposição com o Nodo Sul natal.

Em termos de meu mapa astral natal, tudo isso acontece entre minhas Casas Seis e Doze. Em termos de minha vida pessoal, eu realmente me recordo desses tempos como muito simpáticos, realmente, e na parede de minha sala aqui no Sítio das Estrelas, todos os Caminhantes poderão ver e compreender: existem dois quadros pendurados na parede contendo retratos meus, Janine aos nove anos de idade: um, de uniforme do colégio, sentada em uma escrivaninha com livros, cadernos, lápis e um globo terrestre, com um mapa do Brasil ao fundo; outro, de traje de primeira comunhão, na igreja de Nossa Senhora das Dores, do meu colégio.  Adoro esses dois retratos!   Nesses tempos eu já estava intensamente ativando meus estudos auto-didatas, estudando arqueologia e mitologia profundamente... Algum tempo depois, veio minha primeira menstruação: eu realmente comecei cedo!

Quincúncio e Semi-Sextil (cerca de 11 anos de atuação do Ciclo):  o mesmo que acima, apenas acrescentando o fato de que agora o Ciclo já alcançou sua plenitude em relação ao seu caminho do meio e o caminho de Retorno está começando a ser tecido.

Em maio de 1961 (aos meus quase onze anos de idade), o Nodo Norte em comecinho de Virgem fez um Quinúncio com o Nodo Norte natal, enquanto fazia um Semi-Sextil com o Nodo Sul natal.  O Nodo Sul fazia um Quincúncio com o Nodo Sul  natal e um Semi-Sextil com o Nodo Norte natal.

Em termos do meu mapa astral natal, o comecinho de Virgem cai ainda em Casa Cinco e o comecinho de Peixes cai em Casa Onze, bem próximo à minha conjunção Lua/Jupiter. Esses tempos foram interessantes.  Bem me recordo que eu continuava firme em meus estudos auto-ditadas acima mencionados e quis também aprender japonês e minha mãe saiu procurando um professor para mim e não encontrou... então me decidi por estudar alemão... mas a verdade é que entrei no Ballet - grande escolha!

Sesqui-Quadratura e Semi-Quadratura (cerca de doze anos de atuação do Ciclo):  ambos esses Aspectos se apresentam de forma não tão harmoniosa e não tão simpática.

Em março de 1962 (aos meus quase doze anos de idade), o Nodo Norte em miolo do Leão e fazendo conjunção com meu Plutão natal, fez Sesqui-Quadratura com o Nodo Norte natal e Semi-Quadratura com o Nodo Sul natal.  O Nodo Sul fez Sesqui-Quadratura com o Nodo Sul natal e Semi-Quadratura com o Nodo Norte natal.

Em termos do meu mapa astral natal, certamente o miolo do  signo do Leão é bem interessante em minha vida pois recai sobre meu Plutão natal de começo de Casa Cinco!  Em termos pessoais, as questões comentadas mais acima continuavam em pleno vapor e ainda pude adicionar o Teatro em minha vida!

Trígono e Sextil (cerca de doze anos de atuação do Ciclo):  o mesmo que acima, apenas acrescentando o fato de que agora o Ciclo já alcançou sua plenitude em relação ao seu caminho do meio e o caminho de Retorno está começando a ser tecido.

Em novembro de 1962 (aos meus doze anos de idade e uns poucos meses), o Nodo Norte em trânsito e em comecinho de Leão, fez Trígono com o Nodo Norte natal e fez Sextil com o Nodo Sul natal.  O Nodo Sul fez Trígono com o Nodo Sul natal e fez Sextil com o Nodo Norte.

Em termos de meu mapa astral natal, o comecinho do Leão cai sobre minha Casa Quatro e o comecinho de Aquário cai sobre minha Casa Dez.  Em termos de minha vida pessoal, penso que as questões acima mencionadas permaneciam.

Quadrado e Quadrado (cerca de 14 anos de atuação de Ciclo):  o mesmo que acima, apenas acrescentando que os desafios a serem enfrentados com maior amadurecimento a essa altura do Ciclo estarão se apresentando, sem dúvida alguma, novamente movimentando muitíssimo a Grande Cruz do Trem da Vida.

Em julho de 1962 (aos meus quatorze anos de idade, o Nodo Norte e o Nodo Sul encontraram-se novamente atuando a Grande Cruz do Trem da Vida, em comecinho de Câncer e em comecinho de Capricórnio, respectivamente.

Em termos do meu mapa astral natal, o comecinho de Câncer agora apontado pelo Nodo Norte, apresenta Mercúrio, Vulcano, Urano e Sol.  Em termos de minha vida pessoal, aqueles tempos não foram tão simpáticos pois meu pai apresentou alguns problemas de coração - o que roubaria sua vida cerca de sete anos mais tarde.

Sextil e Trígono (cerca de 16 anos de atuação do Ciclo):  o mesmo que acima, apenas acrescentando o fato de que o Ciclo se encontra praticamente em seu final e muitos dos desafios dos Quadrado/Quadrado já terão sido enfrentados.

Em fevereiro de 1966 (aos meus quase dezesseis anos de idade), o Nodo Norte em comecinho de Gêmeos fez seu Trígono com o Nodo Norte natal e fez Sextil como o Nodo Sul natal.  O Nodo Sul fez trígono com o Nodo Sul natal e fez Sextil com o Nodo Norte natal.

Em termos de meu mapa astral, o comecinho de Gêmeos e de Sagitário caem em minhas Casas Dois e Oito, próximos à minha Vênus e à minha Parte da Fortuna com Ceres, respectivamente.  Em termos de minha vida pessoal, penso que comecei a namorar nesses tempos.   Bem me recordo que mudei de colégio, para fazer o Clássico.

Semi-Quadratura e Sesqui-Quadratura (cerca de 16 anos de idade):  o mesmo que acima, apenas acrescentando que os últimos desafios inerentes ao Ciclo e, fundamentalmente, aos momentos finalizantes do Ciclo, estarão se apresentando para serem enfrentados com a maturidade conquistada ao longo de todo o Ciclo e dentro da ampliação de consciência da atuação da pessoa em relação ao Ato de Vida que está vivenciando.

Em setembro de 1966 (aos meus dezesseis anos de idade), o Nodo Norte em trânsito e no miolo do Touro fez Semi-quadratura com o Nodo Norte natal e fez Sesqui-Quadratura com o Nodo Sul natal.  O Nodo Sul fez Sesqui-Quadratura com o Nodo Norte natal e fez Semi-Quadratura com o Nodo Sul natal.

Nesses tempos, é certo que eu estava começando a namorar, fazia teatro e ballet e desenho e pintura, começava a aprender inglês de forma mais aprofundada e continua firme em meus estudos auto-didatas... e curtia muitíssimo o Clássico e o novo colégio...  mas meu pai continuava inspirando cuidados, havia essa apreensão no ar.

Semi-Sextil e Quincúncio (cerca de 17 anos de atuação do Ciclo):  o mesmo que acima, apenas acrescentando que estes Aspectos apresentam a conclusão do Ciclo, com algumas questões ainda restantes a serem solucionadas de forme que o Ciclo possa se fechar de forma amadurecida e suas intenções de metas tenham sido bem conquistadas e bem realizadas.  Esse é um tempo que pressupõe uma forma de tecimento de conclusões de todo o Ciclo que vem encontrando sua finalização e ao mesmo tempo, uma forma de tecimento de gestação de tudo aquilo que potencialmente deverá poder acontecer a partir do começo de um novo Ciclo a-vir-a-ser.

Em agosto de 1967 (aos meus dezessete anos), o Nodo Norte fez Semi-Sextil com o Nodo Norte natal e fez Quincúncio com o Nodo Sul natal.  O Nodo Sul fez Quincúncio com o Nodo Norte natal e fez Semi-Sextil com o Nodo Sul natal.

Em termos de meu mapa astral natal, o comecinho do signo de Touro que trazia o Nodo Norte, encontra-se em minha Casa Um e o comecinho do signo de Escorpião encontra-se em minha Casa Sete.  Em termos de minha vida pessoal, permaneciam as questões acima comentadas, com grande ênfase para o teatro e o ballet e para os estudos da língua inglesa, sem dúvida alguma!  O tempo do colégio no Clássico me ensinou muito e eu gostava de escrever e escrever e escrever e estudar e estudar e estudar.

Conjunção ou Retorno (e Oposição) (cerca de dezoito anos e ainda alguns meses de atuação do Ciclo):  quando o Nodo Norte encontra-se consigo mesmo, após seu longo Ciclo de dezessete/dezoito/dezenove anos é certo que estará realizando sua Conjunção propriamente denominada de Retorno.  E ao mesmo tempo, estará novamente acionando sua Oposição ao Nodo Sul.  Tudo isso perfaz o Trem da Vida, por inteiro.  Tudo retorna para seu lugar original - em termos de Locomotiva e de Vagões.

No entanto, o tempo passou e trouxe mudanças dentro dos trânsitos dos Planetas Mais Lentos e dos Menos Lentos - em suas movimentações dentro do Risco do Bordado, e trouxe também mudanças em termos do mapa progredido!  Enfim, existem mudanças e mudanças e mudanças: é a Eterna Mutação que sempre acontece dentro do Eterno Retorno!

De acordo com o Ato de Vida que a pessoa estiver vivenciando, esse Retorno poderá ser compreendido de uma forma menos consciente ou mais consciente - também tudo isso dependendo da ampliação de mente que a pessoa foi adquirindo ao longo de seus anos de vida.

De qualquer forma, sempre o Retorno do Trem da Vida ao seu lugar original estará transmitindo à Alma mais e mais informações sobre seu Risco do Bordado, revelando muitos dos seus segredos ainda não desvendados pelo Ego, inspirando Alma e Ego a encetarem uma nova viagem, realizarem um novo Ciclo.

No começo do ano de 1969 (aos meus dezoito anos e meio), o Nodo Norte em trânsito encontrou-se com o Nodo Norte natal.  E o Nodo Sul em trânsito encontrou-se com o Nodo Sul natal.  Tudo voltou ao seu lugar!

Em termos de meu mapa astral natal, certamente o comecinho de Libra e o comecinho de Áries em minhas Casas Seis e Doze ficaram felizes e contentes!  Em termos de minha vida pessoal, o teatro me brindou com um premio de melhor atriz principal (e também melhor atriz revelação).  Depois, já começando um novo Ciclo do meu Trem da Vida, eu finalizei o curso Clássico e fui fazer vestibular de Letras, no Rio, e fui morar no Rio e comecei uma nova fase de minha vida!

Concluindo Sobre o Ciclo dos Nódulos Lunares:

Semi-Sextil e Quincúncio (ainda antes dos 2 anos de atuação do Ciclo)
Semi-Quadratura e Sesqui-Quadratura (aos 2 anos e alguns poucos meses de atuação do Ciclo)
Sextil e Trígono (aos 3 anos e uns poucos meses de atuação do Ciclo)
Quadrado e Quadrado (cerca de cinco anos de atuação do Ciclo)
Trígono e Sextil (cerca de 6 anos de atuação do Ciclo)
Sesqui-Quadratura e Semi-Quadratura (cerca de sete anos de atuação do Ciclo)
Quincúncio e Sextil  (cerca de 8 anos de atuação do Ciclo)
Oposição e Conjunção (cerca de 9 anos de atuação do Ciclo)
Quincúncio e Semi-Sextil  (cerca de 11 anos de atuação do Ciclo)
Sesqui-Quadratura e Semi-Quadratura (cerca de doze anos de atuação do Ciclo)
Trígono e Sextil (cerca de doze anos de atuação do Ciclo)
Quadrado e Quadrado (cerca de 14 anos de atuação de Ciclo)
Sextil e Trígono (cerca de 16 anos de atuação do Ciclo)
Semi-Quadratura e Sesqui-Quadratura (cerca de 16 anos de idade)
Semi-Sextil e Quincúncio (cerca de 17 anos de atuação do Ciclo)
Conjunção ou Retorno e Oposição (cerca de dezoito anos e ainda alguns meses de atuação do Ciclo).

Com um abraço estrelado,
Janine Milward
http://noduloslunares.blogspot.com 
Todos os direitos reservados



SEU LIVRO DE VIDA
Quase tudo o que você quer saber sobre Astrologia
Em 22 Capítulos/Volumes
Todos os direitos reservados - Janine Milward
http://seulivrodevida.blogspot.com
CAPÍTULOS 09, 10 E 11
Interações entre
Terra/Homem e Lua e Sol

Este Texto é extraído do Capítulo 11. 
Você pode copiar ou encaminhar, desde que sempre na íntegra
bem como apresentando sua autoria e seus créditos. 
Obrigada, Janine